Filmes

Para quem gosta de cinema e se interessa por Autismo…
aqui estão alguns filmes relacionados com esta temática.
Pode ver a sinopse do filme e clicar no título para visualizar o trailer no youtube.
o
o
Ajude-nos a melhorar e a actualizar esta página.
Se conhecer algum filme relacionado com Autismo que não se encontre aqui
envie o título através de um comentário…
Obrigada!
o


Meu Filho Meu mundo – (ano 1979)
(Son-Rise, A miracle of Love)

Raun parecia um saudável bebê mas, com o passar do tempo, vai ficando claro o porquê de seu ar sempre ausente: ele sofre de autismo. Começa então o comovente e difícil trabalho dos pais para penetrar no mundo particular de Raun. História autobiográfica da família que fundou o método Son-rise.

—————————————————-

o

The Black Baloon – (Ano 2008)

Quando Thomas e sua família mudam-se para uma nova casa ele tem de começar em uma nova vida, nova escola, tudo que ele quer é que continue a normalidade de sua vida Quando sua mãe fica grávida seu pai Simon o coloca para cuidar de seu irmão mais velho Charlie, que é autista.

—————————————————-

o

Snow Cake – (Ano 2006)

Quando Alex (Alan Rickman) relutantemente decide dar boleia à jovem e energética Vivienne (Emily Hampshire), mal imagina que o mundo dele irá virar-se do avesso. Durante a viagem, eles sofrem um terrível acidente de automóvel e Vivienne tem morte instantânea. Alex visita a mãe de Vivienne, Linda (Sigourney Weaver), e vem a descobrir que esta é autista; e mesmo compreendendo o sucedido, ela não demonstra qualquer emoção. Aos poucos Alex começa a compreender e a sentir carinho por Linda mas à medida que o funeral de Vivienne se aproxima os segredos obscuros do passado de Alex emergem. Com a ajuda e compreensão de Maggie, e com a visão única de Linda em relação ao mundo, ele consegue reconciliar-se com o seu passado possibilitando-o de confrontar tanto a tristeza como o rancor que foram crescendo nele.

—————————————————-

Um Amigo Inesperado – (Ano 2006)
(After Thomas)

Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Os pais fazem de tudo para tentarem comunicar com ele, até que um cão chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.

—————————————————-

o

Loucos de Amor – (Ano 2005)

(Mozart And The Whale)

Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald (Hartnett) é um cara legal mas um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle (Mitchell) se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida – e seu coração – ficam de cabeça para baixo.

—————————————————-

o

Jogo Subterrâneo (Brasil) – (Ano 2005)

Martin (Felipe Camargo), um pianista da noite, se submete obsessivamente ao jogo que inventou para encontrar a mulher de sua vida – um jogo cujo campo é o emaranhado de linhas do metrô. Ele determina um trajeto para si e, ao entrar em um vagão, escolhe uma mulher que o atraia. A partir daí só lhe resta torcer para que ela faça o mesmo caminho que ele. Somente assim poderá aproximar-se dela. Em suas constantes e frustradas tentativas, Martin se depara com pessoas que irão mudar sua vida: Tânia (Daniela Escobar), que se apaixona por ele e que tem uma filha autista, Laura (Julia Lemmertz), uma escritora cega que vive à caça de personagens nos subterrâneos da cidade, e Ana (Maria Luisa Mendonça), uma mulher que o fascina de tal forma que o leva a tirar as duras regras que criou para si. Agora Martín vê sua vida em um novo jogo, mas desta vez sem regras, imprevisível: um labirinto que multiplica as linhas subterrâneas do metrô nas quais ele jogou em busca da mulher de sua vida.

—————————————————-

Uma viagem inesperada – Missão Especial – (Ano 2004)
(Miracle Run)

Quando Corrine descobre que seus dois filhos gémeos são autistas, ela fica inconformada a princípio, mas acaba aceitando. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola. Finalmente, graças ao apoio incondicional da mãe, as crianças conseguem superar as dificuldades impostas pela doença.

—————————————————-

o

Conduta Ilegal – (Ano 2003)

(Zig Zag)

Zig Zag é um rapaz de 15 anos que vive com seu violento pai, Fletcher. Ele trabalha no restaurante de Toad, cuja principal diversão é apavorar seus funcionários. Zig Zag é diferente dos outros e tem uma enorme facilidade para guardar números.
Assim, decora o segredo do cofre do restaurante e rouba todo o dinheiro depositado.
Após saber do roubo, seu amigo Singer passa a arquitetar um plano para devolver a grana e evitar que Zig Zag vá parar em um reformatório. A partir de então Zig Zag conhece um mundo diferente do que ele havia visto até o momento.
Conduta Ilegal registra brilhantes interpretações de Wesley Snipes, Oliver Platt e Nastasha Lyone, com destaque para Sam Jones III, um jovem talento que merece ser descoberto.

—————————————————-

o

I am Sam
Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com Autismo que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda dos seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente o seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada num orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio juntamente com os seus colegas de profissão.

—————————————————

o

Molly Experimentando a Vida – (Ano 1999)
(Molly)

Molly McKay é uma mulher de 28 anos que é intelectualmente “lenta”, pois sofre de autismo desde a infância. Ainda muito jovem foi internada, mas agora, com o fechamento da instituição, Buck McKay, seu irmão, fica com sua guarda. Buck não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos eram dois estranhos. Além disto, Buck está atravessando problemas em sua vida profissional. Quando Buck fica sabendo através dos médicos de uma arriscada cirurgia experimental que pode curar Molly, ele dá seu consentimento. A operação é um sucesso e Molly deixa de sofrer de autismo, sendo que paralelamente revela um genial intelecto. Mas a intensa concentração da sua personalidade autista permanece e Buck constata que a nova Molly vai enfrentar outro grande desafio.

—————————————————

o

Código Para o Inferno – (Ano 1998)
(Mercury Rising)

Quando uma operação não tem o resultado esperado Arthur Jeffries (Bruce Willis), um agente do F.B.I., se torna bode expiatório e é relegado a segundo plano, sendo usado só em operações de rotina. Mas sua vida tem uma radical mudança quando Simon Lynch (Miko Hughes), um menino de nove anos autista, sem o menor esforço desvenda um “indecifrável” código do governo americano que tinha custado dois bilhões de dólares. Assim, o responsável pelo projeto ordena que este contratempo em forma de criança seja eliminado, mas o agente encarregado da missão mata os pais do garoto (e simula que o marido matou a mulher e se suicidou), mas a criança não é encontrada. Jeffries descobre Simon em um esconderijo e não aceita a versão do “suicídio”. Fica claro que querem o garoto morto, ele não sabe quem e nem o motivo mas decidiu protegê-lo e sozinho, pois não sabe em quem confiar. Outras pessoas são mortas e, se não agir rápido, Simon poderá ser a próxima vítima do chefe de uma agência que está determinado a fazer qualquer coisa para manter seu poder e prestígio.

—————————————————-

o

Shine – Brilhante – (Ano 1996)

A vida de um pianista australiano- portador da Síndrome de Asperger que, além de seus próprios problemas, precisa enfrentar o pai dominador.

—————————————————-

A Sombra do Piano – (Ano 1995)
(Under the Piano)

Baseado na vida das irmãs Francesca e Rosetta (uma criança autista) que responde unicamente a música, mas é proibida por sua mãe de apróximar-se do piano.

Francesca (Franny) luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito à Rosetta. Ela própria, que tem um dos braços paralisado, acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob suas limitações, devida à doença. O principal obstáculo a esse esforço para dar à irmã mais nova uma vida mais saudável é a mãe delas, Regina Stratas, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle, tornando-se uma mãe super-protetora, além de ser uma pessoa muito carente.

—————————————————-

o

Sem Preconceito – (Ano 1995)
(Jorney of The Heart)

Baseado na história real de uma mãe que luta para provar que seu filho autista tem o dom para a música e pode ter um belo futuro. Porém enfrenta o preconceito das instituições de ensino que se negam mesmo a fazer testes com o garoto.

—————————————————-

o

Forrest Gump – O Contador de Histórias – (Ano 1994)

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

—————————————————-

o

Testemunha do Silencio – (Ano 1994)
(Silent Fall)

Um casal é violentamente assassinado. A polícia não encontra pistas para identificar os criminosos? e as duas únicas testemunhas são os filhos das vítimas: um garoto autista de 9 anos e sua irmã super-protectora. Para desvendar esse mistério, é preciso descobrir tudo que o jovem Tim sabe… se alguém conseguir falar com ele! A única esperança da polícia é Jack Rainer (Richard Dreyfuses, de Tocaia), um dos melhores psicólogos especializados no tratamento de crianças autistas em todo o mundo, que deixou de exercer por carregar a culpa de um acidente do passado. Quando o psiquiatra Dr. Rene Harlinger (John Lithgow, de Risco Total) começa seu tratamento com métodos insensíveis, Jack resolve interferir e tenta estabelecer um elo de ligação com seu paciente. Quando ele consegue finalmente se comunicar com o menino, descobre um terrível segredo… e coloca em risco sua própria vida para desvendar o crime e ajuda as crianças em perigo! Uma trama de mistério e surpresas, com direção de Bruce Beresford (conduzindo Miss Daisy).

—————————————————-

o

O Prisioneiro do Silencio – (Ano 1994)
(David´s Mother)

Mulher tenta fazer o melhor que pode pelo filho autista, mas uma grande dor invalidava parte de suas conquistas: seu filho estava preso em um mundo que ela não podia atingir. Após resistir durante anos à idéia de mandá-lo para uma instituição especializada em cuidar de crianças autistas, via agora o garoto entrar na adolescência sem que pudesse sentir que, mesmo estando o tempo todo a seu lado, fora a decisão mais acertada.

—————————————————-

O Enigma das Cartas – (Ano 1992)
(House of Cards)

Após a morte do marido, Ruth Matthews (Kathleen Turner) teve a sua vida completamente mudada. Mas quem sofreu mais com a perda foi a sua pequena filha que passou a ter um comportamento muito estranho. Alheia ao mundo, ora quieta, ora agressiva, ela passa horas construindo um imenso castelo de cartas. Sem saber como lidar com a situação, com esperança de fazer a menina voltar ao normal, e entender o motivo do castelo, Ruth recebe ajuda do psicólogo Jake Beerlander (Tommy Lee Jones), juntos eles tentarão descobrir o mistério.

—————————————————-

o

O génio do vídeo game – (Ano 1989)
(The wizard)

Corey e Jimmy são dois irmãos que, devido à separação dos pais, correm o risco de serem separados um do outro. Jimmy é uma criança com alguns problemas mentais, surgidos após a morte de sua irmã. Um dia, Corey descobre que seu irmão mais novo é um verdadeiro gênio do videogame, provavelmente um dos melhores que ele já viu jogar. Os dois iniciam uma verdadeira jornada rumo à Costa Oeste americana, onde se realizará um dos maiores torneios de videogame que já se viu. Mas, nesta aventura, os dois irmãos precisam evitar algumas pessoas, que tentarão de tudo para separá-los.

—————————————————-

o

Rain Man – (Ano 1988)

Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie sequestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeia levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.

—————————————————-

o

O Garoto que Podia Voar – (Ano 1986)
(The Boy Who Could Fly)

Após a morte dos pais, num acidente de avião, garoto se fecha e não conversa com ninguém. Ele vive com o tio alcoólico e é tratado como autista. Na escola, porém, se torna amigo de uma bela jovem, que conquista sua confiança e o faz “voar” sobre a cidade. É um filme bonito, sobre a amizade de uma menina com um menino que vive no seu mundo, não fala com ninguém, não interage… É sobre o preconceito entre as crianças e o que o amor é capaz de fazer pelas pessoas.

—————————————————-

o

Presa Do Silencio – (Ano 1986)

(Trapped In Silence)

Jennifer Bell é uma professora que se forma em psicologia. Foi convidada pelo Dr. Winslow a cuidar de um caso envolvendo Kevin Richter, que poderá ser encaminhado a uma instituição para retardados mentais, se alguém não conseguir ajudá-lo. Kevin está internado no Instituto Garson há quatro anos, e durante esse tempo, nunca falou uma palavra, nunca emitiu qualquer som.
Jennifer observa Kevin através de um espelho especial, e só vê Kevin sentado numa cadeira de balanço, se balançando. O pessoal o chama de “Menino Zoológico”. Além de não falar, ele se recusa a tomar banho ou trocar de roupa. Ele tem medo da água; aliás, tem medo de tudo e de todos. Na tentativa de aproximação, Jennifer sente que sua tarefa não vai ser fácil. Uma estória de ternura, de emoção e de suspence.

—————————————————-

Uma Família Especial – (Ano 1985)

(Magnificent 7)

Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama baseado na história de Jackie Jackson.

—————————————————-

o

Amadeus – (Ano 1984)
(Amadeus)

Vencedor de 8 oscars da academia, inclusive o de melhor filme, Amadeus é a longamente aguardada versão em filme, da obra teatral de sucesso mundial, de Peter Shaffer, sobre a vida e sobre a música de Wolfgang Amadeus Mozart. Amadeus foi adaptado para as telas pelo próprio autor Peter Shaffer. Nos papéis principais, F. Murray Abraham (Melhor Ator), interpreta Salieri, um ciumento e invejoso compositor do século 18; Tom Hulce é Mozart, a infeliz vítima do seu veneno. Esta extravagante super produção é um daqueles filmes que apesar de clássico, agrada a todo tipo de público, pois abrange de forma perfeitamente dosada, o drama, o suspense, a comédia e a música.

—————————————————-o

o

Tim – (Ano 1979)

Tim (Mel Gibson) é um jovem que sofre de deficiência mental. Ele trabalha como ajudante de serviços gerais e sempre seus colegas de trabalho, e outras pessoas também, se aproveitam de sua condição. Mary (Piper Laurie), uma mulher de meia-idade, lhe pede para trabalhar em seu jardim durante um dia. Mas, isso se estende por alguns finais de semana, e logo os dois acabam se tornando grandes amigos. Entretanto, algumas pessoas suspeitam dessa amizade a qual parece estar cada vez mais íntima, e acusam Mary de se aproveitar da inocência do rapaz, dando início a uma história cheia de intrigas com um final inesperado que com certeza irá te surpreender.

—————————————————-

Os Segredos de Adam – (Ano 1979)

Aos 4 anos de idade, Adam é autista e nunca pronunciou uma única palavra e demonstra uma atração quase hipnótica pelo “Canal do Crime”. Enquanto aqueles que zombamdele começam a morrer, Linda encontra o caderno de desenhos de Adam descrições horríveis destas mortes. Atormentada e confusa pelas circunstÂncias, as suspeitas de Linda aumentam e a sua determinação em investigar pode leva-la a uma jornada mortal.

——————————————————————————————–

o

Para quem está interessado sobre Filmes de…

Anúncios

2 responses

6 09 2012
Flavia santanna matos da silva

Esta faltando nessa lista o filme “TEMPLE GRANDIN” produzido pella HBO e estrelado pela atriz Claire Danes;também tem um filme que se chama”MEU NOME É KHAN” que eu assisti num dos canais telecine e que conta a historia de um rapaz que é confundido com terrorista por ser autista.

5 05 2013
Karla A. Coelho Gomes

Oi! Está faltando nesta lista: Autismo o musical, Temple Grandin, Adam, Molly e Thomas, Meu nome é Khan, Gilbert Grape aprendiz de sonhador, O menino e o cavalo. São todos muito bons.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: