Sala Teacch

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

Numa Unidade de Ensino Estruturado podem ser criadas diferentes áreas. O espaço existente e as necessidades dos alunos estão na base da estruturação do espaço e na criação das que se considerem necessárias.

Na nossa sala todos os espaços estão devidamente definidos e identificados. A delimitação clara das diferentes áreas ajuda o aluno com PEA a entender melhor o seu meio e a relação entre os acontecimentos, permitindo-lhe compreender mais facilmente o que se espera que realize em cada um dos espaços.


o

o

ÁREA DE TRANSIÇÃO

A Área de Transição corresponde ao espaço onde estão os horários individuais que irão orientar as actividades diárias de cada aluno. As pistas visuais informam sobre onde, quando e o que fazer durante o dia ou parte do dia.
É possível planificar de forma previsível as muitas mudanças que ocorrem ao longo do dia, ajudando o aluno a superar a resistência à mudança ou as alterações de rotina, mesmo em situações que possam parecer pouco significativas. Dar ao aluno a noção de sequência temporal, facilita a compreensão de ordens verbais, ajuda a diminuir os problemas de comportamento e desenvolve a autonomia.

o

o

ÁREA DE APRENDER


A Área de Aprender é o espaço de ensino individualizado, limpo de estímulos distractores, onde se desenvolve a atenção e a concentração, ao mesmo tempo que novas competências e tarefas são trabalhadas e consolidadas com o aluno. São utilizadas estratégias demonstrativas, pistas visuais ou verbais, ajudas físicas, reforços positivos e também actividades que vão ao encontro dos interesses do aluno.

o

o

ÁREA DE TRABALHAR


É a Área na qual se pretende que o aluno realize de forma autónoma as actividades já aprendidas. Cada aluno deve ter a sua área de trabalhar.
Existe um plano de trabalho que transmite ao aluno informação visual sobre o que fazer e qual a sequência (cada tabuleiro deverá corresponder a uma tarefa com todo o material necessário para a sua realização). Com base em rotinas funcionais (direita/esquerda, cima/baixo), o aluno desenvolve a noção concretizada de princípio, meio e fim (começar, fazer e acabar), tornando-se capaz de realizar uma tarefa ou sequência de tarefas.

o

o

ÁREA DE TRABALHAR EM GRUPO


É a Área na qual todo o grupo poderá desenvolver trabalhos em conjunto. Priorizase o desenvolvimento de actividades expressivas como musicais, plásticas e outras; jogos de grupo (lotos, dominós, jogos da memória…), entre outras. Todos os alunos devem participar, independentemente do seu nível de funcionamento, desenvolvendo formas de interacção e de partilha com os seus pares (inclusive alguns colegas da turma), aprendendo a esperar e a dar a vez, a escolher e a generalizar aprendizagens.

o

o

ÁREA DE REUNIÃO


Esta é uma Área destinada a desenvolver actividades que, garantindo a planificação e a estrutura, promovem a comunicação e a interacção social. A Reunião pode realizar-se em vários momentos do dia, desde que todos os alunos ou a maioria se encontrem na unidade.
Alguns exemplos de situações a trabalhar nesta área:

  • Explorar o tempo, calendário, mapas de presenças;
  • Explorar objectos, imagens, sons, fantoches;
  • Aprender e cantar canções;
  • Ouvir histórias;
  • Aprender a escolher;
  • Imitar batimentos, gestos, acções;
  • Aprender a estar sentado;
  • Organizar/relatar experiências vividas;
  • Planificar e introduzir novos temas;
  • Generalizar aprendizagens em conjunto.

o

o

ÁREA DE BRINCAR OU LAZER


É o local destinado a:

  • aprender a relaxar;
  • fazer curtos momentos de espera;
  • permitir as esteriotipia;
  • aprender a brincar (com a presença do adulto);
  • trabalhar o jogo simbólico.

o

o

ÁREA DO COMPUTADOR


Esta Área pode ser utilizada de forma autónoma, com ajuda, ou em parceria, aprendendo a esperar, a dar a vez e a executar uma actividade partilhada.
As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser utilizadas para ultrapassar eventuais dificuldades de reprodução gráfica, generalização de aprendizagens, de atenção e motivação. Também contribui para melhorar, entre outras competências, a coordenação óculo manual, o entendimento de conceitos, a manifestação de conhecimentos e para a utilização de alguns meios aumentativos e/ou alternativos da comunicação.

3 responses

4 05 2010
Elisabete Pardal

Gostei muito da sala, também gostava de trabalhar assim numa tão bem estruturada.bjinhos da prima Beta

11 05 2010
Conceição Tiago

Adorei ver a sala, os meninos, tudo. Parabéns! Beijinhos para todos vocês.

31 10 2011
Teresa Salgado

Estão de parabéns pela divisão da sala para a vossa rotina, gostaria de saber e de partilhar algumas das vossas atividades realizadas nas diversas áreas, bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: